Adjalma Gonçalves

Nome Completo:   Adjalma Gonçalves

Partido:   PODE

Telefone:   (95) 99122-8664

E-mail:   vereadoradjalma@gmail.com

Homepage:  

Número do Gabinete:   Térreo

Biografia:  

Adjalma Gonçalves nasceu em Barra do Garças (MT), no dia 26 de janeiro de 1972. É filho de Maciel Gonçalves e Dice Dutra Gonçalves, cujos pais costumavam mudar de uma cidade para outra em busca de uma vida melhor. Foi assim que, em 1986, aos 13 anos, ele chegou a Roraima com o pai e fixou residência em Caroebe, no Sul do Estado. No município, começou a trabalhar em um sítio, de onde desenvolveu o jeito dedicado e trabalhador.

Ele se mudou com a família para Boa Vista em 1991, um ano após se alistar no Exército Brasileiro. Na instituição, conseguiu algumas qualificações, como de pintor, serralheiro, operador de máquina, ferreiro e enfermeiro. Em 1997, Gonçalves se casou com Neurimar Macedo de Souza Gonçalves, com quem teria dois filhos, Aquila Micaías e Adjalma Júnior, além da filha do coração, Sulamita.

Devido à constante mudança de cidade, Adjalma não conseguiu terminar os estudos no tempo certo. Aos 27 anos, ele voltou a estudar, a partir da 5ª série do Ensino Fundamental, mas precisou parar novamente. Quando retornou, precisou iniciar, mais uma vez, do zero. Com isso, passou no teste de equivalência de 1ª a 4ª séries, terminou o Ensino Fundamental e começou o Ensino Médio aos 30 anos, sendo o primeiro de seus irmãos a alcançar o feito. Em 2012, concluiu o curso superior em Gestão Ambiental. Ele também possui capacitação em Reciclagem e Energias Renováveis, Fiscalização Ambiental, Marketing Social e Educação Ambiental.

Adjalma Gonçalves foi vereador de Caracaraí por três mandatos consecutivos (2001 a 2011), pelos quais exerceu várias funções na Câmara Municipal, incluindo a de presidente. Foi servidor público em instituições como o Senado Federal, a Secretaria Estadual de Cultura, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer).

Em 2011, ele voltou para Boa Vista com a família. Cristão, ele realizou alguns trabalhos na igreja e liderou algumas congregações. Também é escritor, função na qual estreou com o livro Conto um Conto Real, obra que mostra várias passagens da vida do gestor ambiental.

Em 2020, disputou a vaga para vereador, porém ficou como suplente e só assumiu a vaga em março de 2023, atuando até junho de 2024.

Apesar de tantos desafios, durante seu mandato de 1 ano e 3 meses, Adjalma Gonçalves se destacou como um dos políticos mais atuantes da Câmara Municipal. Ele implementou o programa "Assiste Aqui", visitando mais de 4.800 pessoas para entender de perto as necessidades da população. Realizou 3.050 indicações e apresentou 45 projetos de lei, dos quais 28 foram sancionados e 34 projetos de decreto legislativo foram efetivados. Em outubro de 2024, foi eleito vereador de Boa Vista, sendo o 10° mais votado com 2.812 votos.